A Delegacia-Geral da Polícia Civil da Paraíba reuniu nessa quarta-feira, 21 de maio, delegados e peritos que atuam em todas as regiões do estado, para analisarem os resultados das diversas operações policiais realizadas nos últimos 18 meses, especialmente as deflagradas sob a coordenação e/ou participação dos aprovados no concurso de 2021. A reunião aconteceu no auditório do Instituto de Polícia Científica (IPC) em Campina Grande.
O encontro foi presidido pelo delegado-geral da PCPB, André Rabelo, que fez uma explanação sobre o quanto a instituição cresceu – em números e desempenho – nos últimos cinco anos. A desarticulação de organizações criminosas que atuam dentro e fora da Paraíba; a redução de índices de criminalidade violenta; e o destaque da Polícia Civil paraibana em nível nacional foram alguns dos tópicos abordados.
André Rabelo disse que reuniu esse efetivo de delegados e peritos mais novos da PCPB, para mostrar a rapidez com que a Polícia Civil avança, tendo como beneficiário final a sociedade paraibana, uma vez que os resultados positivos dos trabalhos refletem na diminuição da violência.
“Esses profissionais com os quais nos reunimos tomaram posse há menos de dois anos e, naturalmente, não sabem como era essa polícia há cinco, dez ou 20 anos atrás. Mostramos um pouco do quanto a Polícia Civil cresceu nos últimos cinco anos, e eles puderam constatar esse avanço da instituição em todos os sentidos”, declarou Rabelo.
Outros temas
Na reunião, também foram apesentados estratégias e diretrizes de investigação; procedimentos policiais atuais mais eficazes; atenção para a saúde mental dos policiais; e o quadro atual de estatísticas criminais e de elucidação de crimes na Paraíba.
“A Polícia Civil já vinha apresentando uma tendência de bons resultados, e após o concurso de 2021, esse desempenho ganhou velocidade, já que estamos falando do maior concurso público já realizado para a nossa instituição na Paraíba. ‘Sangue novo’ chegando, profissionais bem treinados e dispostos a desarticular as organizações criminosas. O povo da Paraíba é quem ganha com isso”, concluiu André Rabelo.
Polícia Civil da Paraíba
Delegacia-Geral
Assessoria de Comunicação
22.05.2025
Investigar e Proteger