INTEGRAÇÃO: Polícia Civil da Paraíba participa do lançamento do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

A Polícia Civil da Paraíba participou, entre os dias 27 e 28 de agosto, do 3º Encontro Técnico Nacional de Busca por Pessoas Desaparecidas, no Ministério da Justiça, em Brasília, ocasião em que foi lançado oficialmente o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD). A instituição foi representada pelo delegado Eduardo Almeida, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Campina Grande (DHPP/CG).

O CNPD é um sistema previsto no artigo 5º da Lei nº 13.812/2019, que instituiu a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas. Ele é composto por três bancos de dados: informações públicas, informações sigilosas e informações genéticas e não genéticas; e tem como objetivo reunir, integrar e possibilitar o cruzamento de informações sobre desaparecimentos em todo o território nacional, fortalecendo a gestão das investigações e ampliando as possibilidades de localização de pessoas.

A Paraíba já se destaca no cenário nacional com mais de 90% de casos de desaparecimentos solucionados, índice considerado um dos melhores do Brasil. Esse resultado é fruto do trabalho realizado pelas delegacias de homicídios, responsáveis pela investigação criminal, e também da busca ativa promovida pela Diretoria de Estatística da Delegacia-Geral da Polícia Civil.

Com a implantação do Cadastro Nacional, a tendência é que esses índices sejam ainda mais ampliados, por meio de uma investigação integrada entre as forças de segurança de todo o país, proporcionando maior agilidade e eficiência na localização de desaparecidos.

Polícia Civil da Paraíba
Delegacia-Geral
Assessoria de Comunicação
01.09.2025
Investigar e Proteger
@pcparaiba

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