CAPACITAÇÃO: Policiais Civis participam de curso sobre uso diferenciado da força promovido pela Senasp

Policiais civis da Paraíba iniciaram, nesta segunda-feira (6), no auditório da Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol), a 11ª edição do Curso Nacional de Uso Diferenciado da Força. A Paraíba é o primeiro estado do Brasil cuja Polícia Civil recebe essa formação promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Além de servidores da Polícia Civil de diversas delegacias e municípios do Estado, quatro policiais da Polícia Civil de Minas Gerais também estão participando do curso como discentes.

A capacitação, que acontece até a próxima sexta-feira (10) e conta com docentes da Senasp que integram diferentes instituições de segurança pública do país, como a Polícia Civil da Bahia, a Polícia Civil de Alagoas e a Polícia Militar de Minas Gerais. Ao longo da semana, os alunos terão acesso a disciplinas que envolvem desde a conceituação e legislação do uso diferenciado da força até técnicas práticas, como o manejo de armas de menor potencial ofensivo e a aplicação de métodos de contenção e imobilização. Além disso, os servidores que estão participando do curso também terão formações com uma psicóloga, para serem capacitados sobre como agir em situações de estresse mental.

A tenente da Polícia Militar da Paraíba, Alane Kelly de Morais Ribeiro, supervisora do curso oferecido pela Senasp, detalhou a ementa que será ministrada aos servidores. “O curso faz parte de um projeto nacional de uso da força, que tem presença em todo o Brasil, sustentado não apenas na doação de instrumentos de menor potencial ofensivo, mas também no aprimoramento contínuo dos profissionais. As edições foram iniciadas em junho, voltadas para a Polícia Militar, e hoje damos início à primeira edição destinada à Polícia Civil. As instruções se iniciam com conteúdos de legislação, seguidas da aplicação de técnicas de imobilização, oficinas práticas, atendimentos em casos de violência doméstica e cumprimento de mandados, compondo, assim, um curso bastante completo”, explicou a tenente.

O curso tem como objetivo aperfeiçoar a tomada de decisão dos profissionais em situações de crise, garantindo a atuação técnica, responsável e alinhada aos direitos humanos. Ao final, os participantes serão certificados pela plataforma EaD da Senasp, tornando-se multiplicadores do conhecimento em suas respectivas unidades.

A diretora-geral da Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol), Maísa Félix Ribeiro de Araújo, lembrou da importância de promover este tipo de formação aos servidores da Polícia Civil da Paraíba. “Recebemos os profissionais aqui no templo maior da Polícia Civil, a casa do saber, onde formamos e capacitamos nossos quadros. Hoje vivemos este momento especial para que os policiais possam, ao final do curso, oferecer um serviço técnico e humanizado no uso dos instrumentos de menor potencial ofensivo. É de grande valia, pois, quando aprimoramos os conhecimentos dos policiais, estamos dando à sociedade uma resposta efetiva à criminalidade”, comentou a diretora-geral.

Polícia Civil da Paraíba
Delegacia-Geral
Assessoria de Comunicação
06.10.2025
Investigar e Proteger
@pcparaiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais

[adinserter block="1"]