Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional em João Pessoa termina nesta quarta-feira

A 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea-JP), será encerrada nesta quarta-feira (30).

O evento, que tem com o tema ‘Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade’, foi aberto nesta terça-feira (29). A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (CCJ-UFPB), contando com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil, como Joniscleiton do Nascimento, usuário da Cozinha Comunitária do Jardim Veneza, que destacou a importância do equipamento na promoção da segurança alimentar dele e do esposo. “Poder ser atendido pela Cozinha tem sido importante para minha vida e só tenho a agradecer pelo serviço prestado, pelo atendimento que recebemos e dizer que é muito bom fazer parte dessa conferência”, relatou.

Como também representante da sociedade civil, compôs a mesa Jaciara Tabajara, que lembrou o papel fundamental da terra como meio principal para que se tenha comida de qualidade. “Estamos passando por um momento de construção e reconstrução e o tema da conferência não poderia ser melhor, trazendo a comida de verdade, democracia e equidade, ouvindo a todos”, frisou.

Representando a Prefeitura de João Pessoa, a secretária Norma Gouveia reforçou o compromisso da gestão municipal em fortalecer o diálogo com a sociedade civil e o trabalho para que a política de segurança alimentar e nutricional seja executada de forma a atender as necessidades de quem mais precisa, com qualidade e saúde. “Queremos que esse momento seja positivo para todos. Contem com a gestão municipal para que sejam ouvidos e participativos também nesse assunto que abarca famílias em diferentes situações, mas que reverberam em toda a sociedade”, falou.

Também fizeram parte da mesa representantes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, da Câmara Municipal e do Conselho Regional de Nutrição. No local, índios da tribo Tabajara realizaram apresentação cultural destacando o deus Tupã.

Durante o evento, cerca de 150 representantes do poder público e da sociedade civil, além de pessoas interessadas no tema, discutirão propostas e apontarão diretrizes em torno de três eixos: Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada; e Democracia e participação popular. Os participantes com direito a voto também vão escolher os delegados e aprovar as propostas que representarão João Pessoa na Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba e também junto à Conferência Nacional sobre o mesmo tema.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais