Parte do IR devido pode ser destinada ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Parte do IR devido pode ser destinada ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
[adinserter block="2"]

Durante a declaração do Imposto de Renda (IR), que deve ser realizada até o dia 31 de maio, parte do valor devido pode ser destinado para as instituições vinculadas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). E esse repasse pode ser feito por quem optar pela declaração completa (pessoa física ou jurídica), no ato da emissão do IR, sem custo extra.  

Parte do IR devido pode ser destinada ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

No caso da pessoa física, o valor da doação do IR é de até 6% do imposto devido, se fizer as contribuições ao longo do ano, e de 3% caso a doação ocorra junto à declaração. Desses 6%, 3% podem ser destinados ao Fundo da Criança e do Adolescente e os outros 3% para o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI). Já no caso da pessoa jurídica, a doação de Imposto de Renda pode ser feita diretamente para os fundos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – municipal, estadual ou federal, e o valor doado precisa corresponder a 1% do imposto a ser pago pela empresa à Receita Federal.  

Para a comprovação das doações realizadas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa, o contribuinte deve enviar o comprovante da operação bancária aos Conselhos, pelo e-mail fmdcajp@gmail.com, assim como o CPF ou CNPJ do doador e o endereço.  

Dados para doar:

Razão social: Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA);

CNPJ: 09.467.841/0001-88;

Banco do Brasil: agência 1618-7 e conta corrente 12.872-4.  

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – O FMDCA está vinculado a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa (Sedhuc) e foi criado para arrecadar e administrar as receitas destinadas à implantação de projetos que serão executados pelas entidades em benefício das crianças e dos adolescentes.  

Em 2023, o edital de chamamento público reuniu 30 instituições da sociedade civil, que receberam aproximadamente R$ 45.400 para financiar seus projetos na área de esporte, cultura, lazer, enfrentamento ao trabalho infantil, saúde, dentre outros. Em 2024, a gestão novamente abre edital para 30 instituições, no valor de R$ 50 mil para cada uma, para desenvolver ações voltadas para os direitos das crianças e adolescentes.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais

[adinserter block="1"]