Prefeitura lança Manual de Arborização Urbana de João Pessoa nesta quarta-feira

Os técnicos da Diretoria de Controle Ambiental (DCA) da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de João Pessoa, farão o lançamento do Manual de Arborização Urbana, nesta quarta-feira (30), às 8h, na Usina Cultural Energisa.

O Manual apresenta as diretrizes da arborização urbana de João Pessoa, com informações sobre as espécies de árvore adequadas para o plantio, manejo adequado, as ações de educação ambiental, apresentação do Viveiro Florestal e ainda descreve as pragas e doenças mais comuns e as formas de combate.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o Manual de Arborização Urbana é um instrumento de educação ambiental e de orientação sobre as práticas adequadas de plantio. “Nós sabemos o quanto a população de João Pessoa tem uma relação de afeto com nossas áreas verdes, com nossas árvores. O Manual é mais uma produção da Semam para contribuir com a preservação do patrimônio ambiental da cidade, que vai orientar o cidadão, a cidadã, que deseja plantar uma árvore no seu quintal ou na frente de sua casa”, concluiu.

O Manual de Arborização Urbanae toda a política ambiental da cidade seguem o programa de conservação e recuperação da Mata Atlântica, principal bioma de João Pessoa. A produção das mudas utilizadas no plantio urbano segue normas que são regulamentadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de acordo com o Sistema Nacional de Sementes e Mudas. O plantio segue regras com o estudo de todas as condições do ambiente por técnicos especializados, considerando aspectos como largura da calçada onde será feito o plantio, com espaço para circulação de pedestres e a distância de meio metro do meio fio; presença de fiação elétrica aérea ou subterrânea – considerando as espécies adequadas para cada espaço disponível.

Apresentações – Durante o lançamento, o grupo de teatro Kairós, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pedro Serrão, vai apresentar o espetáculo “Esperançar incomoda que só a gota”, que tem direção do professor Flávio Ramos. O evento também terá a apresentação do grupo Poesia de Cordel – “O menino que virou defensor do meio ambiente”, coordenado pelo professor Manoel Belisário e direção do professor Flávio Ramos.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais