Profissionais de Educação Física desempenham papel fundamental para prevenção e promoção da saúde

Neste 1° de setembro é celebrado o dia do profissional de Educação Física, que é o especialista em atividades físicas e suas mais diversas manifestações. Dentro do campo de atuação desses profissionais está a Rede Municipal de Saúde, onde têm papel fundamental desenvolvendo ações para prevenção e promoção da saúde da população.  

Atualmente 35 profissionais de Educação Física, todos credenciados pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF), atuam na Rede Municipal de Saúde desenvolvendo atividades através do programa Saúde em Movimento, que acontece nas praças, academias da saúde e Unidades de Saúde da Família da Capital. Esses profissionais também realizam ginástica laboral com os servidores da Prefeitura e atuam no SPA Bariátrico do Hospital Municipal Santa Isabel, acompanhando os pacientes do programa de cirurgia bariátrica.

“O profissional de Educação Física desempenha um papel crucial no cuidado com a saúde da população. Eles projetam programas de exercícios adequados às necessidades individuais, promovem atividades físicas seguras, auxiliam na prevenção de lesões e doenças relacionadas ao sedentarismo, além de incentivar a adoção de hábitos saudáveis. Seu conhecimento contribui para melhorar a aptidão física, aumentar a qualidade de vida e reduzir os riscos de problemas de saúde, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares”, destaca o coordenador do programa Saúde em Movimento, Nicolas Travassos.

A prática regular de atividade física ajuda a controlar a massa corporal e a aumentar a massa muscular dos praticantes, mas também é fundamental para proporcionar diversos outros benefícios à saúde, como regular os níveis de colesterol no sangue, reduzir o risco de diabetes, infartos e AVC. Além disso, o exercício regular também é um importante aliado ao cuidado com a saúde mental, reduzindo o estresse, a ansiedade e sintomas depressivos.

“A prática da atividade física regular, seja ela qual for, trás inúmeros benefícios para a saúde do praticante e, o profissional de Educação Física tem o papel fundamental nisso, pois é ele, com todo seu conhecimento, que vai auxiliar a pessoa a desenvolver essa atividade/exercício da maneira correta e mais adequada à sua realidade”, destaca Nicolas Travassos.

Um dos profissionais de Educação Física da Rede Municipal de Saúde é Rodolfo Luiz, professor do polo Saúde em Movimento da Praça das Mangueiras, no Alto do Mateus, e de ginástica laboral. Ele conta que a Educação Física foi uma escolha fácil. “Sempre fui ligado ao esporte, desde pequeno entendi a importância da atividade física na vida das pessoas, então sempre soube que queria proporcionar isso aos outros e ajudar as pessoas a desenvolverem hábitos saudáveis para terem uma melhor qualidade de vida”, relata.

Saúde em Movimento – Na Capital paraibana, a população pode realizar exercício físico de maneira gratuita e com acompanhamento profissional especializado, por meio do projeto Saúde em Movimento. Ofertado pela Prefeitura de João Pessoa, o projeto acontece diariamente em 32 polos espalhados pela cidade.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), com objetivo de proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população, reduzindo doenças causadas pelo sedentarismo e promovendo uma cultura de atividade física e prevenção à saúde.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 07h30, e, de segunda a quinta-feira, das 17h até as 19h. A lista dos polos pode ser acessada no link https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/saude-em-movimento/ 

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais