Secitec amplia para todos os profissionais de Educação inscrição do curso ‘Professor 5.0 – Liderando a Educação na Era Digital’

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), ampliou a inscrição para o curso “Professor 5.0 – Liderando a Educação na Era Digital”. O curso, incialmente, foi pensado a educadores do Município, mas devido a solicitações do público foi ampliando para que docentes não só da rede pública, mas particular também possam ter a oportunidade de se qualificar.

O diretor da Divisão de Tecnologia e Inovação, Edvaldo Vasconcelos, comentou que a ideia do curso surgiu da necessidade de especialização e formação dos professores sobre as novas tecnologias do Município, mas devido a procura foi aberto para que educadores da rede particular possam também participar. O objetivo do curso, segundo ele, surgiu partir da necessidade de formar educadores aptos a orientar estudantes a aprender e desenvolver competências necessárias para o meio tecnológico.

O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas através do site ead.secitecjp.com.br. Lá o professor ou educador vai colocar seus dados pessoais, escola onde leciona. Não há número limite de inscritos. As vagas se encerram quando o próprio sistema acusa. Os critérios usados são os mesmos do programa Qualifica João Pessoa. A plataforma é intuitiva e responsiva. Nela o professor vai encontrar videoaulas, exercícios e apostilas para baixar. No final eles recebem certificado de participação. Na plataforma da inscrição existe também um vídeo explicando o passo a passo, caso o usuário tenha dúvida no decorrer do curso, e também links de WhatsApps e Telegram que você pode escolher para tirar dúvidas e se informar sobre detalhes do curso. Além de ter um vídeo com um professor explicando e tirando suas dúvidas.

O assistente de sistemas da Secitec, Josias Moura, explicou que como consequência dessa iniciativa, os educadores poderão instigar seus alunos a desenvolver um pensamento computacional, criativo, com foco em resolução de problemas complexos e senso de trabalho em equipe.

“Vivemos em uma era onde a tecnologia está presente em todos os âmbitos da sociedade. Seja em casa, na rua ou no trabalho, essa ferramenta está a um clique da nossa realidade. Na esfera educacional, não poderia ser diferente. As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes nas salas de aula, sobretudo, nas práticas pedagógicas”, ressaltou Josias Moura.

O professor de Matemática da rede municipal de João Pessoa, Cássio dos Anjos, comentou que o meio digital traz vantagens e desvantagens para os alunos e que, por isso, é preciso estar atento às práticas pedagógicas. “Os educadores precisam atualizar seus métodos de ensino para atender ao novo perfil dos alunos. As tecnologias de informação e a comunicação podem ser usadas para enriquecer o ambiente educacional e proporcionar novas formas de aprendizagem. Dessa forma, uma formação permite aperfeiçoar as vantagens elencadas anteriormente e buscar soluções conjuntas para as desvantagens citadas”, explicou.

O programa desenvolvido possui 12 módulos que englobam as dimensões da Educação Digital, desde fundamentos como metodologias ativas e o papel do professor 5.0, até tecnologias exponenciais como inteligência artificial, realidade virtual e análise de dados educacionais.

Ao final do curso, os professores estarão aptos a avaliar criticamente diferentes abordagens e ferramentas digitais. Josias Moura, acrescentou ainda que a iniciativa inspira educadores a assumirem um papel de liderança no processo de transformação digital das instituições de ensino. “É um projeto que contribui para uma educação mais inclusiva, personalizada e significativa”, concluiu.

últimas notícias

Categorias

Redes Sociais