Mais uma vez, a Polícia Civil da Paraíba é destaque nacional, agora com elaboração e apresentação do Sistema RIP, ferramenta automatizada e informatizada por meio da qual – com celeridade, eficiência e precisão – minimiza eventuais erros e/ou omissões nas investigações preliminares dos crimes de homicídio. O projeto foi apresentado em Porto Alegre (RS), durante a realização da 4ª Reunião Técnica Nacional das Unidades de Investigação de Homicídios.
O evento teve início nessa quinta-feira, 21 de agosto, e se encerra nesta sexta-feira, 22. O encontro contou com a participação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A PCPB foi representada pela delegada Luísa Correia Lima, titular da Delegacia de Crimes contra a Pessoa (DCCPES) de João Pessoa, e o investigador Diego Farias, que desenvolveu a ferramenta.
O Sistema RIP é pioneiro no Brasil e foi bem avaliado pelos representantes dos demais estados presentes no encontro. Eles classificaram o projeto como uma excelente prática investigativa, sendo proposto, durante a apresentação, como o modelo nacional de padronização de investigação preliminar de homicídios.
“Trata-se de uma evolução dos procedimentos operacionais da Polícia Civil paraibana, garantindo uniformidade nas etapas investigativas e otimizando recursos disponíveis. Em poucas palavras, podemos dizer que o Sistema RIP significa menor probabilidade de falhas nessas investigações”, disse Luísa Correia Lima.
Expansão para três estados
Por meio de acordo de cooperação técnica, o Sistema RIP já foi cedida para a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e está em processo de cessão para os estados de Tocantins e Roraima. Diretores de outras unidades federativas que participaram do encontro também demonstraram interesse na ferramenta e solicitaram reuniões para termos de cooperação.
Homicídios e Desaparecidos
A PCPB é apontada pelo Instituto Sou da Paz, de São Paulo, como a que mais elucida homicídios em todo o Norte/Nordeste. “E no que se refere ao ranking de localização de pessoas desaparecidas, a Paraíba também é primeiro lugar no ranking no Norte/Nordeste e ocupa a quinta posição no Brasil”, lembrou a delegada.
Polícia Civil da Paraíba
Delegacia-Geral
Assessoria de Comunicação
22.08.2025
Investigar e Proteger
@pcparaiba