Debates profissionais e atividades para crianças marcam a programação do evento
Com foco em novas metas e celebrando conquistas, Cabedelo deu início, nesta segunda-feira (15), à sua 13ª Semana do Bebê. Até o próximo dia 19, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), com as parcerias de Saúde (SES) e Assistência Social (Semas), desenvolverá uma vasta programação com ações e debates sobre a atenção à primeira infância, sob o tema geral “Bebês pensam, aprendem e amam”.
A solenidade oficial de abertura, realizada no auditório da Seduc, foi marcada pela palestra sobre o tema “Primeira Infância: Cuidar, educar e proteger para garantir direitos!”, proferida pela articuladora do Selo Unicef no município, Nadja Araújo. O evento reuniu gestores, supervisores, representação de professores e auxiliares de sala e representantes das secretarias envolvidas, num amplo debate sobre os cuidados e os avanços do município na área.
“Teremos uma semana recheada de atividades, na qual estarão envolvidos os segmentos mais ligados à infância. Nossa intenção é mostrar o que vem sendo feito e fortalecer as ações intersetoriais, por meio dos debates que analisam e vislumbram o futuro. Queremos com isso, fazer com que as crianças realmente sejam realmente os protagonistas, com prioridade absoluta, das ações e que as políticas públicas destinadas a elas sejam seguidas”, comentou a secretária de educação, Priscila Rezende.
A programação de abertura também focou o desenvolvimento integral da criança, apresentação cultural com alunos das creches municipais e exibição de vídeo mostrando a trajetória histórica da semana do Bebê no município, com recortes das edições anteriores em seus momentos mais marcantes.
A abertura também foi marcada por explanações sobre a filosofia do Prêmio Selo Unicef, seus fundamentos, metas e eixos de resultados sistêmicos. Além disso, o encontro permitiu a troca de informações gerais sobre o andamento do programa em Cabedelo, desde a adesão do município e consolidação por meio de projeto de lei, bem como de dados sobre a performance do município em relação aos índices relativos à atenção à primeira infância.
“É uma satisfação estar participando mais uma vez de um evento tão significativo quanto a Semana do Bebê, que tivemos oportunidade de testemunhar o empenho com que é feito. A assistência social está sempre empenhada em ajudar a educação com relação à semana. Dispomos de vários projetos, como a entrega de enxovais e o programa Criança Feliz, que estão sintonizados com os propósitos do projeto e por isso a semana é tão importante para nós”, declarou a subsecretária da assistência social, Cátia Martins.
Pedagogia e atenção integral – A programação da Semana teve início já neste domingo (14) com a celebração da Missa em Ação de Graças, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e segue, todos os dias desta semana, com a oferta de oficinas, rodas de conversa, palestras, Circuito Literário e Videodebate.
Além das atividades lúdicas voltadas ao público infantil, a semana contempla os profissionais com debates sobre a saúde e desenvolvimento infantil, assim como com fundamentos e estratégias pedagógicas para o segmento.
“A semana representa a reafirmação do compromisso de Cabedelo com o futuro que, como se fala popularmente, está nos jovens. Cuidar, dar atenção, proteger a criança desde os primeiros dias de nascida é mais que um dever, é uma forma de garantir a vida. Por meio da atenção básica à saúde, à educação e com o acesso aos direitos sociais, estamos contribuindo para que tenhamos cidadãos mais saudáveis e promissores”, declarou a articuladora do Selo Unicef em Cabedelo, Nadja Araújo.
A semana também será marcada por concursos culturais, momento em que as vivências culturais e as produções da educação infantil assumem o protagonismo. Entre estas, destaque para o Prefeito Bebê, iniciativa que consiste em simbolicamente tornar prefeito o primeiro bebê nascido no Hospital Municipal que atenda a todos os requisitos do regulamento.
O concurso representa um ato simbólico de valorização da primeira infância pelo gestor municipal. Ao receber o título de Prefeito ou Prefeita Bebê, a criança recebe a chave da cidade e a faixa de destaque de gestor público. Durante a Semana do Bebê, portanto, a cidade concede um “mandato” simbólico a um bebê nascido no período.
Além disso, durante todo esse período, as Unidades de Saúde da Família e o Hospital e Maternidade Padre Alfredo Barbosa estarão desenvolvendo ações para o fortalecimento da saúde materno-infantil.
Mobilização – O projeto da Semana foi implantado no município por meio da Lei Municipal nº 1.658/2013, de autoria da então vereadora Graça Rezende (in memorian). Ao longo dos treze anos de realização, o projeto tem se notabilizado pela articulação dos diversos atores e na propositura de atividades multissetoriais e discussões multitemáticas.
O objetivo das atividades é mobilizar toda a sociedade cabedelense em prol da primeira infância, por meio de ações intersetoriais nas áreas de saúde, educação e assistência social, que contribuem, de forma direta e indireta, para a melhoria da qualidade de vida dos bebês e das crianças de até 6 anos de idade.
Nesse tempo, o projeto também contabiliza avanços nas áreas fins, comprovando o compromisso do município com as políticas de atenção e proteção às crianças e seus núcleos familiares por extensão.
Na saúde, por exemplo, o destaque é o trabalho desenvolvido pelo Hospital e Maternidade Padre Alfredo Barbosa, no atendimento a mães e bebês, assim como as ações realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, voltadas à atenção materno-infantil. Esse cuidado se inclui entre os resultados esperados da valorização da primeira infância como prioridade na agenda de políticas públicas do município;
Na Assistência Social, o grande destaque são as ações desenvolvidas junto às famílias e às crianças de até 3 anos de idade, por meio do Programa Criança Feliz. Neste programa, por meio de visitas domiciliares, as equipes realizam o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o desenvolvimento infantil.
Finalmente, na Educação Infantil o município desenvolve com êxito práticas pedagógicas oriundas dos projetos realizados nas creches municipais, bem como para o atendimento integral oferecido nessas unidades, que inclui merenda escolar, distribuição de material didático-pedagógico e espaços de lazer externos que asseguram o direito ao brincar.
“Nesses treze anos de realização da Semana do Bebê, registramos avanços notáveis e muitos desafios. A mobilização, que é o principal pilar para organização do evento, exige uma atenção permanente no intuito de fazer com que avancemos na concretização dos resultados sistêmicos. E isso só é possível com o fortalecimento das ações intersetoriais. Um esforço permanente, portanto, para que o município seja realmente reconhecido como amigo da criança”, declarou a articuladora do Selo Unicef, Nadja Araujo.